Rústico

A Rústico.Cultura Associação é uma entidade que tem como objetivo contribuir para a produção e promoção de Arte e Cultura, com o foco na sua comunidade e território.
A Rústico.Cultura Associação é uma entidade que tem como objetivo contribuir para a produção e promoção de Arte e Cultura, com o foco na sua comunidade e território.
Data ao verão do ano 2018 o seu surgimento, com a realização de uma festa num antigo galinheiro, revelando nesse momento a sua apetência por programar e promover iniciativas em locais não convencionais. Em setembro do mesmo ano, fruto de um sonho comum, é organizada a primeira edição dos Concertos Que Nunca Existiram, o evento baluarte da associação, que consistem numa experiência musical e cultural em locais improváveis de Marco de Canaveses.
Procurando expandir e consolidar a sua missão, a Rústico.Cultura Associação produziu residências artísticas de artistas como Filho da Mãe, Solar Corona, Ece Canli, Filipa Fernandes, Montes, João Brojo e Felícia Teixeira, Ricardo Bueno, Juanma Lodo e Francisco Antão. Em 2021, editou um livro, chamado “Um Bom Dia é Um Dia de Pataniscas” que celebra o workshop de confeção de pataniscas, desenvolvido na edição de 2020 dos CQNE. Em 2024, produziu e recebeu o evento Cinema No Estendal do Coletivo Pátio, naquele que foi o primeiro festival de Cinema de Marco de Canaveses.
Pela sua constante e indissociável ligação ao património local e regional, a Rústico.Cultura Associação tem vindo ainda a empreender diversas atividades culturais, como convívios, encontros para jogos didáticos, concertos e sessões de cinema no seu espaço físico, Sede da Rústico.Cultura Associação, promovendo assim um intercâmbio entre a arte, a cultura e as tradições locais, pela envolvência da comunidade local.
Com o foco em atividades e programação que vão de interesse à visão da sua direção e um foco na comunidade que se insere, a Rústico.Cultura Associação continua a estabelecer bases para desenvolver de uma melhor forma os seus objetivos e premissas culturais no seu território de origem.
Surge com a realização de uma festa num antigo galinheiro no início do verão de 2018 e desde logo mostra a apetência por programar e promover iniciativas em locais não convencionais. Logo em setembro de 2018, produzem os primeiros Concertos Que Nunca Existiram, o evento de grande destaque da associação e que já conta com 5 edições ao longo de 5 anos. Além dos Concertos Que Nunca Existiram, a Rústico.Cultura Associação já produziu residências artísticas, editou um livro, produziu um projeto do Garantir Cultura, entre outras atividades de dinamização cultural. Com o foco em atividades e programação que vão de interesse à visão da sua direção e um foco na comunidade que se insere, a Rústico.Cultura Associação continua a estabelecer bases para desenvolver de uma melhor forma os seus objetivos culturais no seu território.
